Veja como Anitta e seus fãs usaram o algoritmo do Spotify para levar “Envolver” ao topo das paradas.
No dia 25 de março o Brasil teve pela primeira vez um artista de seu país no topo das paradas do Spotify, a música foi reproduzida mais de 6,4 milhões de vezes, sendo destes mais de 4,1 milhões vindo apenas do Brasil, contou também com o trabalho de fãs engajados nas redes sociais, que ajudaram a manipular o algoritmo do Spotify para levar a música para o topo da playlist. Os dados são do Rest of World.
Em 14 de março, a equipe da cantora mostrou como os fãs deveriam fazer para aumentar o engajamento da música. Retweetanto a postagem de uma internauta, o perfil de Anitta disse que para aumentar a popularidade da cantora era preciso montar playlists com sua música e lembrar de “usar contas diferentes no Spotify e lembrar de trocar de conta”.
A orientação também era para não deixar a música no modo de repetição automática, pois contaria apenas como uma reprodução.
O site encontrou mais de 100 playlists no Spotify intituladas com nomes como Envolver #1, Stream Envolver, Envolver stream party e Envolver 20x, todas com as instruções de como ajudar a música a ganhar engajamento com o algoritmo do Spotify. O tempo também foi levado em conta, já que uma campanha rápida demais poderia fazer o serviço considerar que o engajamento estaria sendo conseguido com o uso de bots.