Todo mundo sabe que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. Essa é uma data simbólica de aproximadamente 1.700 anos. Não importa. Natal é o aniversário de Jesus (considerando que ele é Deus, faz aniversário eternamente). Já que a festa é dele, julguei que seria oportuno observamos a mensagem deixada para nós nos evangelhos
Comecemos pela chegada de Jesus ao mundo. Sua mãe Maria, estava prometida em casamento a José e aparece grávida. Jesus chegou causando escândalo. Mas José superou o moralismo vigente e aceitou Maria como esposa sem expô-la.
José deu demonstração de humanidade e venceu o preconceito, dando a Maria a dignidade que ela merecia numa situação complicada. O ser humano e mais importante que preceitos morais e religiosos.
Lembram-se dos magos do Oriente? Pois bem, estes vieram de longe, viajando milhares de quilômetros para ver Jesus. Os magos conseguiram achar Jesus apenas pelo sinal de uma estrela no céu e trouxeram presentes dignos de um rei.
Os teólogos judaicos, tinham todos os endereços e revelações pelas Escrituras Sagradas, mas não tiveram nem o trabalho de andar até Belém para conferir a notícia. Vejam, não é conhecimento religioso que irá fazer você se mover e encontrar Jesus. É a boa vontade do coração que traz essa revolução, independente da religião. Os teólogos judeus tinham a bíblia e os magos apenas uma estrela. Quem chegou onde Jesus estava?
Nenhum religioso oficial recebeu a notícia do nascimento de Jesus. Não é estranho? Mas uma miríade de anjos foi a um campo e anunciou isso a um grupo de pastores. Nos evangelhos foi gente distraída, ocupada no trabalho que recebe a revelação. Gente marginalizada e de posição humilde das quais não se esperava que discernissem o evangelho, foram eles visitados por anjos e chamados de ‘’homens de boa vontade’’.
Estes foram apenas três episódios sobre o natal nos evangelhos. Dedico esse texto a todos aqueles que se encontram afastados ou sem religião e que sentem culpa por assim estar e que talvez não vejam graça no Natal devido essa condição.
A mensagem e o encontro com Jesus não acontecem em palácios e templos, mas na consciência, em pastos de ovelhas e estrebarias. A revelação é marginal a religião. Deus não é institucional, nem é propriedade de nenhum grupo religioso. O evangelho não é institucional e a religião não é dona de Deus.
Abra seu coração e convicto celebre o Natal como consciência em Jesus. No Natal dos evangelhos não são as pessoas que vão até Deus, mas Deus é quem vai até as pessoas.
Sendo assim, não se sinta triste, excluído, pois Jesus envia hoje esta mensagem a você. Sem religião, sem árvores coloridas, sem peru e sem festas, ouça nesses dias corais de anjos e estrelas cadentes anunciando a você: No Natal Deus se reconcilia com você em Jesus!
*Sérgio Oliveira é psicólogo, teólogo e professor.
905fm – Notícias
Elis Regina: A Voz Que Não Se Calou Contra a Ditadura
27 de janeiro de 2025, -
Anderson Americo Vargas
Fleetwood Mac: Amores, Brigas e o Rock que Marcou Época
27 de janeiro de 2025, -
Anderson Americo Vargas
A Águia Volta a Voar: Donald Trump Retorna à Casa Branca e Promete Redefinir a Economia Global
20 de janeiro de 2025, -
Anderson Americo Vargas
Há 55 anos, nascia David Eric Grohl, o multifacetado gênio do rock
14 de janeiro de 2025, -
Anderson Americo Vargas
Os Maiorais do Século 21: Billboard Divulga Lista dos 200 Álbuns Mais Influentes
13 de janeiro de 2025, -
Anderson Americo Vargas
Franz Ferdinand está de volta com o álbum "The Human Fear"!