Secretaria de Meio Ambiente de Guaçuí oferece mudas nativas em troca de latas de alumínio

Há pouco mais de um mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí lançou a campanha “Troque suas latinhas por mudas de plantas”. Ou seja, o cidadão que levar 12 latinhas até a sede da Semmam será cadastrado e terá direito a receber uma muda de planta nativa da Mata Atlântica. A campanha conta com o apoio do Lions Club de Guaçuí e do jornal Aqui Notícias.

O principal objetivo da campanha, além de colaborar no plantio de mais área verde e reflorestamento, conforme informações da Semmam, é chamar a atenção da população para o descarte correto desse resíduo reciclável. E todas as latinhas que forem coletadas serão encaminhadas para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Guaçuí (Asguamar). Até o final do mês de agosto, a Semmam já tinha recebido aproximadamente 600 latinhas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, explica que essa é a primeira fase da campanha. “Estamos apenas na primeira fase da campanha, avaliando o andamento e percebendo a adesão das pessoas, porque pretendemos estender a iniciativa para a coleta de garrafas PETs”, afirma.

Martins lembra que, nos últimos dois anos e meio, a Semmam já realizou a distribuição de mais de 4 mil mudas de plantas nativas e frutíferas, para a população, em várias atividades promovidas pelo município. “Já ultrapassamos mais de 4 mil mudas distribuídas para a população, além de muitas outras que foram plantadas em trabalhos de educação ambiental em escolas e ações por todo o município”, destaca o secretário.

Dia de Limpeza

E no próximo dia 21, Guaçuí irá participar – pela segunda vez – do Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup Day). O objetivo principal da ação é a conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos e acontece, simultaneamente, em 150 países. E, conforme explica a Semmam, a ação contará com a colaboração de voluntários para a coleta de resíduos em diversos pontos da cidade, inclusive, na zona rural.

Siga, Curta e Compartilhe:
error