Outubro Rosa: Palestras marcam início de campanha em Guaçuí

setor da Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí, realizou o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa deste ano, na tarde desta terça-feira (8). A ação aconteceu na Policlínica Municipal e reuniu profissionais também do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que ministraram palestras sobre a prevenção do câncer e autoexame da mama, às pessoas que aguardavam consultas médicas, além de ter sido feito o agendamento de mamografias e exames citopatológicos (preventivos).

O lançamento contou com a presença do secretário municipal interino de Saúde, Werton dos Santos Cardoso, que falou sobre a importância das mulheres estarem atentas e se prevenirem contra o câncer fazendo o autoexame e ainda a mamografia e preventivo. “E a Secretaria de Saúde está preparada para fazer o agendamento e facilitar a realização desses exames”, afirma. Também estavam presentes o coordenador de Atenção Primária da Saúde, Fabiano dos Santos Souza, e a coordenadora do Nasf, Bianca Mendonça.

Entre os profissionais do Nasf, o psicólogo Filipe Santos do Carmo falou sobre a importância da prevenção do câncer, enquanto a nutricionista Lívia de Aguiar Monteiro apresentou as vantagens de uma alimentação saudável nessa prevenção. Já a farmacêutica Marília de Lima Fraga ministrou palestra sobre os direitos da pessoa com câncer.

A coordenadora da Saúde da Mulher, enfermeira Regiane Aparecida Ferreira, explica que o lançamento aconteceu nesta terça, mas as ações já estão acontecendo nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Guaçuí. “E durante o mês, vamos continuar fazendo o agendamento das mamografias, para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e também exames preventivos, para todas as idades”, esclarece. “Nas unidades de saúde estão e vão acontecer palestras no decorrer do mês de outubro, além dos agendamentos dos exames que podem ser prescritos pelos médicos e enfermeiros das unidades”, completa.

Além dessas ações, o setor de Saúde da Mulher vai organizar uma caminhada de conscientização, no dia 18. A caminhada irá sair da Praça João Acacinho, às 8 horas da manhã, e percorrerá ruas do centro da cidade. E a partir das 14 horas, irá acontecer uma ação, na mesma praça, com a realização de Exercício Funcional e atendimento em tendas do Nasf, Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) – com a realização de testes rápidos de DST/Aids –, Saúde da Mulher e ESF.

Siga, Curta e Compartilhe:
error