Moradora de São José do Calçado comemora 115 anos

Fotos: Sérgio Oliveira.

No último domingo (17), uma moradora de São José do Calçado, comemorou 115 anos, ou seja, 42.013 dias de vida. Maria Miranda de Assis, mais conhecida como dona Maria, é um exemplo de determinação e superação.

A família da aniversariante antecipou a data e no sábado (16), promoveu uma festa na residência da idosa. Com direito a bolo, tortas, refrigerantes, salgadinhos, cachorro-quente e decoração especial.

A idosa ladeada dos familiares e amigos, fatiou o bolo em alusão à passagem do seu centésimo décimo quinto aniversário, com uma memória bem lúcida. Dona Maria se divertiu bastante. Ela confessa que diante de tantas gerações, não conhece todos os tataranetos.

Durante a festa, amigos da aniversariante brincaram dizendo que os amigos de infância de Dona Maria fizeram pouco caso e não compareceram à festa de aniversário.

Dona Maria

Maria Miranda de Assis é filha de Francisco Tomas de Assis e Antônia Pereira de Azevedo, nascidos em Minas Gerais. Ela teve 15 irmãos, todos mortos.

Nasceu em 14 de fevereiro de 1904, em Cachoeirinha de Rio Pardo, atualmente conhecido como Irupi.

Foto: Sérgio Oliveira.

Casou-se apenas uma vez, aos 21 anos. Em seguida foi morar em São José do Calçado. É viúva de Cândido Rangel Miranda com quem teve 12 filhos, dos quais cinco estão vivos.

A palavra ‘dificuldade’ sempre atravessou o caminho da idosa. Agarrada à
sua fé para não fraquejar nas tempestades da vida, conta que a labuta na
roça roubou toda sua infância, pegando parte de um tempo da escravidão.

Relata que nestes 115 anos o dia mais feliz de sua vida foi o nascimento de
seu primeiro filho.

Animada, dona Maria acorda às cinco, faz café, lava e cozinha. Em novembro de 2018, por ordem médica, deixou de descer três morros para ir à igreja Universal do Reino de Deus, como fazia todo domingo.


Portadora de diabetes mellitus, bronquite e pressão arterial, ela acredita que Deus delibera o tempo de vida de cada pessoa na terra.

Informações: Sérgio Oliveira.

Siga, Curta e Compartilhe:
error