Idaf flagra incêndio às margens da BR 482 em Alegre

Foto: Divulgação.

Na tarde dessa quinta-feira (11), uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), gerência local de Alegre, flagrou um incêndio criminoso em área de pastagem às margens da Rodovia BR 482. Até o momento da fiscalização, o fogo ainda não tinha sido controlado, consumindo até então cerca de 25 hectares de pastagem.

Uma equipe da Defesa Civil de Alegre esteve no local com abafadores e caminhão pipa para controlar o incêndio.

O Idaf alerta que existe regulamentação para a prática de queima controlada, sendo que tal prática é expressamente proibida no período de 1° de maio à 31 de outubro, época do ano com menores índices pluviométricos e com maior ocorrência de incêndios criminosos devido as condições climáticas.

Caso a população constate qualquer incêndio, o Idaf pede que seja comunicado imediatamente aos Bombeiros e a Defesa Civil Municipal, além de informar ao Órgão para as devidas apurações em relação aos responsáveis pelo incêndio.

De acordo com o Decreto Estadual 4.170-N/1997, “é proibido o uso de fogo e a prática de qualquer ato, ação ou omissão que possa ocasionar incêndio florestal”, sendo passível de multa e embargo da área, além do responsável responder criminalmente pelo ato.

Siga, Curta e Compartilhe:
error