Guaçuí recebe unidade de observação e pesquisa de projeto do Incaper

Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Guaçuí divulgou nesta terça-feira (2), que o município foi selecionado para receber uma Unidade de Observação e Pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), ligado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), do projeto “Seleção de cultivares elites de café arábica para produtividade e qualidade de bebida em diferentes ambientes de cultivo nas regiões das Montanhas e Caparaó Capixaba”. Este projeto foi apresentado, pelo Incaper, junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ao Consórcio Pesquisa Café.
A Unidade de Observação e Pesquisa foi instalada na propriedade do cafeicultor Leandro Dessi de Paula e, no dia 28 de março, no local, foram plantadas 10 cultivares elite/selecionadas de café Arábica para avaliar quanto à resistência/tolerância a pragas e doenças, produtividade, produção de cafés superiores especiais e raros, além de lucratividade do cultivo. Depois de terem sido identificados, nas regiões do Estado e em diferentes estratos de altitude, os locais para implantação do projeto e instalação das Unidades de Observação e Pesquisa.
A condução do projeto, em Guaçuí, ficará a cargo do escritório local do Incaper, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semag) e o Escritório do Incaper de Divino de São Lourenço. Os órgãos ficarão responsáveis por todos os monitoramentos que serão realizados ao longo dos 12 anos de pesquisa e avaliação do projeto.

Siga, Curta e Compartilhe:
error