Deputado capixaba apresenta projeto para que seja mantida “tarifa verde” de energia elétrica dos produtores da zona rural

Foto: Divulgação.

O deputado federal capixaba, Evair de Melo (PP-ES), apresentou um Projeto de Decreto Legislativo para que seja mantida a “tarifa verde” para a energia elétrica dos produtores da zona rural. O projeto suspende os efeitos do Decreto nº 9.642/18 que determinou a redução dos descontos atualmente concedidos nas tarifas de uso do sistema de distribuição e nas tarifas de energia elétrica de unidades consumidoras classificadas na classe rural “à razão de vinte por cento ao ano, até que a alíquota seja zero”.

Evair defende que primeiro seja encontrada uma solução para o alto custo da energia antes que se retire os incentivos, a fim de evitar o grande impacto à agricultura, o que por sua vez teria efeito catastrófico pelo restante da economia. O parlamentar capixaba destaca que “o fim dos descontos trará expressivos prejuízos para o setor agrícola, que tanto tem feito para reduzir a inflação interna e trazer divisas para o nosso País”.

O fim da tarifa verde atinge com mais impacto os agricultores que utilizam irrigação e que geram maiores números de empregos por hectare. A irrigação e a intensificação do uso de insumos foram os maiores responsáveis pelo aumento da produtividade rural nos últimos 40 anos, o que contribui para a preservação ambiental a partir da desnecessidade de abertura de novas áreas.

Siga, Curta e Compartilhe:
error