Cooperativa de agricultura familiar em pauta na Assembleia Legislativa do ES

Foto:Ellen Campanharo

O presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), José Izidoro Rodrigues, foi o convidado da Comissão de Cooperativismo nesta terça-feira (9). Na pauta, os desafios do segmento na agricultura familiar no Estado.

O presidente explicou que a instituição busca o fortalecimento do cooperativismo no Espírito Santo, que conta com 52 cooperativas associadas, sendo uma de crédito, 17 de agricultura familiar e 34 de economia solidária. 

Rodrigues citou que uma das ferramentas desse trabalho é a parceria com o governo do Estado e relatou a luta pela retomada do repasse de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que é um dos eixos de sustentação do setor.

Segundo ele, de acordo com a Lei 11.947/2009, 30% do valor repassado pelo programa deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar. “Houve uma perda considerável dessa verba nos últimos anos no Espírito Santo. Recuperar esse quantitativo vai fortalecer o pequeno agricultor e estimular o desenvolvimento econômico das comunidades produtoras”, esclareceu.

Editais

O subsecretário de Estado da Educação Aurélio Meneguelli disse que um edital que contempla produtos da agricultura familiar está sendo preparado para o primeiro semestre de 2019. “A previsão é que publiquemos o edital no próximo mês e há previsão de outra publicação de compra no segundo semestre”, disse.

Para o presidente do colegiado, Pastor Marcos Mansur (PSDB), é necessário criar mais políticas públicas como o Pnae. “O programa é uma ferramenta que precisa ser ampliada, mas que sozinho não resolve. É necessário fomentar o cooperativismo no Estado para que todas as camadas da produção agrícola sejam contempladas”, avaliou.

A reunião foi realizada no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro e contou com a participação dos membros do colegiado Hudson Leal (PRB), Alexandre Xambinho (Rede), produtores rurais e representantes de cooperativas agrícolas de diversas regiões.

Siga, Curta e Compartilhe:
error