Confira seis dicas para uma alimentação mais saudável

Foto: Ilustrativa.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), quatro em cada dez brasileiros adultos têm nível de colesterol alto e quase 70% só realizaram o exame após os 45 anos de idade. O levantamento foi feito com mais de 800 pessoas de todo o Brasil.

A nutricionista do Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, Sabrina Coelho, destaca a importância de verificar os rótulos das embalagens e realizar as substituições dos alimentos. Ela, também reforça a importância do consumo de frutas, legumes e grãos integrais, além da necessidade de evitar carnes com gorduras e excesso de sal.

“Evite o óleo composto. Opte pelo azeite que é rico em Ômega-3, um tipo de gordura boa, capaz de regular as taxas de colesterol e proteger contra doenças cardíacas e circulatórias”, orienta.

No entanto, além de melhorar os hábitos alimentares, a profissional também reforça a necessidade de lutar contra o sedentarismo. “Manter hábitos alimentares saudáveis, atrelados à atividade física é importantíssimo para evitar doenças”, pontua.

Confira as dicas de alimentos para uma rotina mais saudável

Para quem deseja manter hábitos alimentares mais saudáveis, uma das alternativas é realizar a substituição de alimentos, mantendo um cardápio mais equilibrado e compatível ao dia a dia.

A nutricionista Sabrina Coelho, do HEUE, explica que os alimentos são divididos em grupos, ou seja, de acordo com a composição nutritiva. “O ideal é que as substituições sejam realizadas no mesmo grupo de alimentos, sempre respeitando as quantidades que serão consumidas”, alerta.

1) Ao consumir chocolates, prefira os que contenham mais cacau na composição, em vez das opções convencionais ao leite, meio amargo ou branco;

2) No lugar de doces como sobremesa, substitua por frutas in natura e sem acréscimo de caldas. Dê preferência para as frutas com bagaço e casca. A proposta é aumentar a fibra alimentar e auxiliar no funcionamento do intestino, além de ser uma alternativa de saciedade;

3) Os refrigerantes contêm uma grande quantidade de açúcar na sua composição e sódio; prefira sucos naturais e sem acréscimo de açúcar ou adoçante. Para hidratação diária temos como boas opções água, água de coco e chá.

4) Substitua leite e derivados integrais por opções desnatado, pois eles contêm menos gordura;

5) Sempre que puder troque os carboidratos simples pelo integral, pois têm mais fibras e ajudam no controle glicêmico.

6) Alimentos gordurosos como salgados, doces e embutidos podem ser substituídos por alimentos que fornecem gordura saudável de forma natural no organismo, como abacate, azeite de oliva, pasta de amendoim, nozes, castanhas, linhaça e semente de girassol.

As dicas são um passo importante para simples mudanças no dia a dia, mas lembre-se, o acompanhamento profissional sempre é o mais indicado. Não deixe de procurar um médico e um nutricionista, e mantenha sempre a atenção na saúde.

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