Concessão de Honrarias: Veja um pouco da história de cada homenageado em Guaçuí

A Câmara Municipal de Guaçuí realizou na noite de sexta-feira (27), a Reunião Solene para Concessão de Honrarias, homenageando personalidades de destaque no município. A homenagem aconteceu no Plenário “Dr. Francisco Lacerda de Aguiar” e contou com a presença de autoridades, vereadores, ex-vereadores, familiares e amigos dos homenageados.

Conheça um pouco de cada homenageado:

Título de Cidadão Guaçuiense

Bruno Alves Machado

Homenageado pelo vereador Ângelo Moreira da Silva, Bruno Alves Machado nasceu no dia 20 de outubro de 1983, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ. Filho de Everaldo Ferreira Machado e Eliana da Silva Alves.

Se formou na Universidade Salgado de Oliveira em 2008, como professor de  Educação Física. Casou-se com Viviane Ferreira da Silveira no dia 5 de outubro de 2013 e veio morar em Guaçuí.

Em Guaçuí, Bruno já trabalhou nas Escolas Eugênio de Souza Paixão,  Isaura Marques, e Deocleciano de Oliveira. Atualmente trabalha em Araraí no município de Alegre.

Douglas de Souza Rodrigues

Homenageado pelo vereador Paulo Henrique Couzi Rosa, Douglas de Sousa Rodrigues nasceu no dia 7 de janeiro de 1984, em São José do Calçado. Filho único de João Batista Rodrigues e Elizabeth Maria de Sousa Rodrigues, casou-se com Renata Zini Pinho em 2012.

Começou o ensino superior na Universidade Estácio de Sá, em Campos dos Goytacazes-RJ, mas por conta do trabalho exercido no Ministério Público de São José do Calçado, solicitou transferência para a Universidade Iguaçu de Itaperuna, local onde se formou como Bacharel em Direito.

O Homenageado prestou serviços por quatro anos no Ministério Público do Estado do Espírito Santo, na comarca de São José do Calçado e na Prefeitura de Bom Jesus do Norte. Atualmente exerce o cargo de Procurador adjunto do Município de Guaçuí.

Sr. Eder Costa Ribeiro

Homenageado pelo vereador José Augusto Alves de Paula, Éder Costa Ribeiro nasceu no dia 15 de julho de 1984, em Iúna.

Filho de Jonas Alves e Luci Costa, tem um irmão Helivander. Casou-se em 2017 com Rayane de Cássia.

Viveu os seus primeiros dez anos na zona rural. Em 1994 seus pais resolveram mudar pra “cidade” principalmente para que ele e seu irmão pudessem completar seus estudos. Em 2013 veio para Guaçuí, trabalhar no Supermercado Assis, onde continua até hoje.

Sr. Elias José de Souza Junior

Homenageado pelo vereador Marcos José Rodrigues, Elias José de Souza Junior nasceu no dia 11/10/1979, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Elias José de Souza e Maura Rosa de Souza, tem três irmãos, Eliane Maria de Souza Ola, Julia Gonçalves de Oliveira e Maribethe dos Anjos, e quatro filhos, Ezequiel, Felipe, Tuane e Rebeca.

Veio para Guaçuí com 12 anos e estudou nas escolas Isaura Marques, Antônio Carneiro Ribeiro e Monsenhor Miguel de Sanctis.

Há 20 anos é funcionário publico efetivo da Prefeitura Municipal de Guaçuí, atualmente é encarregado de limpeza pública e juntamente com os servidores da limpeza, criaram o grupo Vagalumes da Madrugada, onde, às 4 horas, saem em mutirão para limpar as ruas de nossa cidade, recolhendo o lixo e entulhos.

Sra. Eva Fátima Saltino da Costa

Homenageada pelo vereador Luciano Aguiar Faccini, Eva Fátima Saltino da Costa nasceu no dia 17 de março de 1957, em Niterói–RJ.

Filha de Norval Augusto da Costa e Marieta Saltino da Costa, tem 2 irmãos, Ricardo Saltino da Costa e Jorge Augusto da Costa.

Eva tem dois filhos, Wilson Luiz da Costa e Camila de Fátima Costa Lima dos Santos, e quatro netos Luiz Felipe, Sophia Alice, João David e Miguel Augusto.

A homenageada graduou na Faculdade Souza Marques em Enfermagem Obstétrica. Depois pós-graduou em obstetrícia pela Faculdade Souza Marques, em Educação Permanente em saúde, pela Fio Cruz, em Saúde Coletiva com ênfase em ESF pela Faesa, e Curso Básico da Saúde da Família pela SESA.

Em Guaçuí, Eva trabalhou na Santa Casa de Guaçuí, na Secretaria Municipal de Saúde, e atualmente, trabalha como Diretora Técnica do Centro Educacional de Formação Técnico Alto Caparaó – CEFTAC.

Sr. Guilherme Mendes dos Santos

Homenageado pelo vereador Wullisses Augusto Moreira Fermiano, Guilherme Mendes dos Santos nasceu no dia 16 de abril de 1983, em Niterói-RJ.

Filho de Neide Mendes dos Santos e Sebastião Santos, tem dois irmãos, Henrique Mendes dos Santos e Renata Mendes dos Santos.

O Homenageado tem uma união estável com Michele Ferreira Galvanho, desde 2017, tendo duas enteadas, Tayane e Lorrayne. Ele veio para Guaçuí juntamente com a sua família aos cinco anos.

Guilherme cursa Gestão Ambiental, na Unimes. Ele sempre trabalhou como autônomo, com plotagem de adesivos, é músico há 20 anos, trabalha com Studio e bandas, trabalhou no ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e durante seis anos no parque Nacional do Caparaó como brigadista.

No seu trabalho no Parque Nacional do Caparaó aprendeu muito sobre área ambiental e combate a incêndios florestais.

Atualmente continua com o Studio e recentemente gravou um Cd com a banda Em Chamas, nome inspirado pelo tempo que trabalhou como brigadista, suas músicas já tocaram na França, Alemanha, Chile, Suíça entre outros países.

Sr. Joaquim Florentino Queiroz

Homenageado pelo vereador José Luiz Pirovani, Joaquim Florentino Queiroz nasceu no dia 17 de setembro de 1946, mas foi registrado em 18 de agosto de 1946, em Alegre, Espírito Santo.

É filho de Sabino José de Queiroz e Maria Francisca de Jesus. Tem sete irmãos, Pedro, Margarida, Antônio, Androsina, José Florentino, João Batista e Maria Queiroz.

Casou-se com Venina Rosa de Queiroz em 1966, tem seis filhos, Andrelino, Ana Maria, Andreia, Adriana, Alanderson e Thiago, sete netos, Carlos Nilton, Anderson José, Adriely, Thiara, Ana Carolina, Jorge e Jonathan, e três bisnetos do Lucas, Pedro e José.

O Homenageado trabalhou por muito tempo como lavrador, ajudando seus pais, que eram agricultores. Atualmente trabalha no Posto Redenção.

Sr. Luciano Manoel Machado

Homenageado pela vereadora Mirian Soroldoni Carvalho, Luciano Manoel Machado Nasceu em 01 de janeiro de 1965.

Filho de Sebastião Machado e Ercília Pirovani , ambos lavradores. Nasceu em Córrego do Patrimônio, zona rural de Guaçuí, e registrado juntamente com seus irmãos em Celina, distrito de Alegre..

Foi Matriculado na escola Antonio Carneiro Ribeiro, ficava durante a semana na casa dos tios, junto com vários primos.

Morou dez anos na casa Paroquial para concluir os estudos. Ele considera o saudoso padre Ênio como um segundo pai. Luciano fez o segundo grau de contabilidade no Colégio São Geraldo e Patologia Clínica na Escola Monsenhor Miguel Sanctis – Polivalente. E em 1997 formou em Letras.

Em 1988 Luciano foi eleito o vereador mais novo e mais votado de Guaçuí, na época com apenas 22 anos. De 1995 à 1997 foi Presidente da APAE de Guaçuí e fez parte da Federação das APAES do Espírito Santo. Em 1996, foi eleito Vice-Prefeito de João Leonel.

Em 2000 ele foi eleito prefeito e em 2004 foi reeleito com um dos maiores percentuais em reeleição do ES.

Em 2006, foi homenageado como prefeito destaque do ES, recebendo um Título Internacional em Portugal. Foi presidente do Consorcio Caparaó em um período que houve grande mobilização  em favor da região.

O homenageado exerceu cargos no Governo do Estado. Após 2014 trabalhou por dois anos como representante comercial em Cachoeiro.

Luciano assumiu a Secretaria Municipal de Obras de Cachoeiro de Itapemirim a convite do então Prefeito Victor Coelho. E devido seu trabalho foi convidado para exercer em Vila Velha, assessoria de Governo Municipal.

Eleito Deputado Estadual em 2018 com mais de 15 mil votos, Luciano assume em 2019 a função de parlamentar sendo nomeado pelos demais parlamentares como primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

Luciano é pai de quatro filhos Deborah, Arthur, Izabela e Gabriel, e casado com Klebianne Pirovani Marinho.

Sra. Mariza Saraiva da Silva

Homenageada pelo vereador José Carlos Pereira Leal, Mariza Saraiva da Silva nasceu no dia 20 de janeiro de 1946, em São José do Calçado.

Filha biológica de Laura Saraiva, já falecida, e desde os 12 anos foi criada por Augusta Saraiva Reginaldi. Tem dois filhos, André Luiz e Aline.

A Homenageada tem três irmãos, Ricardo, Letìcia e Aparecida, e mais seis irmãos por parte da mãe biológica.

Mariza conta que quando tinha cinco anos sua mãe biológica teve que escolher entre o emprego ou seus filhos, foi aí que ela os dividiu e a homenageada foi para Cachoeiro de Itapemirim, morar na casa de uma tia.

Após cinco anos foi pra casa de outra tia, em Guaçuí, e lá Mariza ficou por alguns meses.  Aos 12 anos foi morar com sua prima, Augusta Saraiva, que é a mãe que teve na vida, verdadeiramente. 

Mariza trabalhou como Copeira no hospital, foi manicure e fez flores artesanais para vender, até que com 35 anos, começou a trabalhar na prefeitura de servente e lá ficou até se aposentar por invalidez.

Atualmente Mariza mora com a sua filha, e sua mãe Augusta, de 93 anos, que é a sua companheira de vida.

Sr. Paulo Bettorockfeller M. Braga

Homenageado pelo vereador Cícero Augusto da Costa, Juninho Rockfeller, nasceu no dia 31 de outubro de 1986, em Carangola–MG.

Filho de Paulo Lopes Braga e Ileny Moreira Marques. Se casou com Dayane Ferreira Camarda, em 2013.

O Homenageado cursou o ensino superior na Universidade Iguaçu. Em Guaçuí, Juninho trabalhou na Prefeitura e atua como Personal Trainer há 14 anos.

Após passar no vestibular de três faculdades federais, teve que abrir mão pela perda do seu pai e pelo desejo de cuidar de sua mãe. Sem ter condições de pagar uma faculdade, e sem chances de estudar, fez a prova do ENEM e ficou classificado em 1° lugar no Brasil, podendo escolher faculdade e curso que quisesse, assim pôde realizar o sonho da faculdade, se formou e viu as lágrimas de orgulho de sua mãe. 

CIDADÃO GUAÇUIENSE AUSENTE:

Dr. Evandro Moreira da Silva

Homenageado por todos os vereadores, com indicação de José Carlos Pereira Leal, Evandro Moreira da Silva nasceu em 19 de abril de 1986, em Guaçuí.

Filho do meio de Fátima Moreira, tendo como irmão mais velho, Ângelo Moreira da Silva (vereador) e mais novo Wanderson Moreira da Silva.

Em 2004 foi aprovado no vestibular da Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tornou-se bolsista do CNPq – Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, tendo escrito diversos textos jurídicos que tiveram publicações oficiais sob a docência do prof. Dr. Leonardo Greco e do Prof. Dr. Geraldo Prado.

O homenageado foi estagiário concursado da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Ele trabalhou no MEGE preparando candidatos para aprovações em concursos públicos para as carreiras de defensor, promotor e de juiz. 

Em 2010 o homenageado exerceu a advocacia nos estados do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, depois passou a se dedicar a concursos públicos, angariando sete aprovações ao todo, uma para Advogado da União, duas para Defensor Público, duas para Promotor de Justiça e duas para Juiz.

Foi Defensor Público no Espírito Santo atuando nas cidades de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, atuou como  Promotor de Justiça no Paraná tendo atuado em processos de combate à corrupção com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO),

Evandro Atualmente é membro do Poder Judiciário da União, ocupando um cargo de Juiz Federal Especializado com atuação na Capital Federal.

Também é examinador do CESPE (CEBRASPE)/UnB já tendo integrado diversas bancas examinadoras de concursos públicos.

É noivo da Médica Dermatologista Goiana Taciana Garcês, com data de casamento marcada para o próximo dia 16 de novembro de 2019.

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO:

Sra. Maria Madalena Emery de Carvalho

​Homenageada por todos os vereadores, com indicação de Ângelo Moreira da Silva, Maria Madalena Emery de Carvalho, nasceu em Guaçuí no dia 25 de março de 1925.

Filha de Waldemiro Azevedo de Carvalho e Maria Emery de Carvalho, ela tem nove irmãos.

Descendente direta dos desbravadores e colonizadores da região que aqui chegaram em 1938, Estudou nos colégios São Geraldo e Irmãos Carneiros em Guaçuí.

“Professora e funcionária pública estadual, Madalena em 1944 fundou a Casa da Criança – LBA”, abrigo de crianças carentes, também fundou as escolas de datilografia “Olivette” e de música “Georgina Mello Teixeira”, do departamento do conservatório Brasileiro de Musica do Rio de Janeiro, onde foi aluna e se formou e foi diretora na mesma.

Participou de diversos cursos como voluntária da LBA, programa social, primeiros simpósios de reabilitação, primeiros socorros, instituto de psicologia, auxiliar de alimentação e também participou do programa Nacional de Voluntários – Pronavil, colocando 20 banheiros nas residências na antiga Vila Alta, no Bairro Balança construiu o Salão Comunitário.

Dona Madalena é membro ativa da Associação “Sempre Viva”, que tem como objetivo manter os marcos históricos de pessoas ou instituições que prestaram serviços a nossa comunidade, sempre colocando placas comemorativas e de honrarias, tais como: homenagem aos desbravadores e colonizadores pelos 150 desta região, aos 500 anos do descobrimento do Brasil, aos 100 anos da “Estrada de Ferro Leopoldina  Railway”, aos 100 anos do 1º time de futebol na região, chamado “União Veadense Footebol Clube”

Em 1990 participou da criação da associação “Arte de Viver” com os objetivos de promover melhorias de qualidade de vida das pessoas da 3ª Idade, incentivando-as ao aprimoramento físico, mental e sociocultural. Foi uma das criadoras da Guarda Mirim com alegria, entusiasmo e dedicação as crianças.

Madalena recebeu diversos títulos, entre eles o de Comendadora, pela Ordem Municipal do Mérito de Luiz Francisco de Carvalho, em reconhecimento aos serviços prestados no desenvolvimento social à comunidade de Guaçuí; A Comenda Real da Ordem dos Cavalheiros e Damas do Leão Dourado, Do Instituto Histórico e Geográfico de Guaçuí, em comemoração aos seus 90 anos; e da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, por meio do deputado estadual Luciano Machado a homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, entre outros.

CIDADÃO BENEMÉRITO:

Sr. José Márcio de Souza – Jacó

​Homenageado por todos os vereadores, com indicação de Marcos Goes, José Marcio de Souza – Jacó nasceu no dia 11 de novembro de 1962, em Guaçuí.,

Filho de José de Souza Coelho e Maria Sebastiana de Souza Coelho, Jacó tem quatro irmãos, Sebastião, Lourenir, Maria de Fátima e Marco Antônio

Casou-se com Alcinéia de Matos em 1994, tem dois filhos, Bruno Alves de Souza e Lucas Alves de Souza, e três netos, Pedro, Henrique e Matheus.

O homenageado estudou até a 4ª série nas escolas da Fazenda do Galho e da Fazenda Barro Branco.

Em 1984, o homenageado foi contratado para trabalhar na Prefeitura de Guaçuí onde, trabalhou por dois anos.

Jacó exerceu diversas atividades em empresas de Guaçuí, e em 2002 foi chamado pelo então Prefeito Luciano Machado a voltar a trabalhar na Prefeitura onde exerceu suas funções até 2005.

Jacó voltou a trabalhar como autônomo e em 2013 foi novamente chamado pela Prefeita Vera Costa para trabalhar como servidor municipal. Atualmente ele ocupa o cargo de Superintendente de Administração.

Siga, Curta e Compartilhe:
error