Alunos da rede estadual embarcam para intercâmbio no Canadá

A emoção tomou conta do aeroporto de Vitória, na manhã desta quinta-feira (24). Um grupo de 25 estudantes da rede estadual que participam do programa Intercâmbio Sedu embarcou com destino ao Canadá. Eles se despediram de amigos e familiares para vivenciar uma nova cultura e aprender ainda mais a língua inglesa.

A estudante Maria Helena Ferreira Silva, do CEI Vitória, era só ansiedade e gratidão. “O principal sentimento é o de realização. A Sedu e o Centro Estadual de Idiomas me ajudaram e me deram todo conhecimento e apoio necessário para conquistar a bolsa e então realizar meu sonho”, disse.

Segundo Victor Hugo Vidal, estudante do CEI Cariacica, todo o tempo de dedicação e força de vontade durante o processo seletivo valeram a pena. “Ter a chance de participar do intercâmbio é incrível. Conhecer novas pessoas, costumes diferentes, estudar em outro país ajudará muito na nossa carreira profissional. Além disso, levaremos essa experiência para o resto da vida. Agradeço muito à Sedu e ao Governo do Estado por isso”.

O secretário da Educação, Vitor de Angelo, também esteve no aeroporto para conversar um pouco com os pais e os estudantes. “Com certeza estes alunos voltarão renovados. É uma grande oportunidade e desejo muito sucesso a todos”.

Durante o intercâmbio, com duração de um semestre acadêmico, os alunos ficarão hospedados em casas de famílias nativas, acostumadas a receber adolescentes e jovens estrangeiros. Eles também participarão de passeios turísticos e culturais para conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.

Intercâmbio Sedu

O programa Intercâmbio Sedu é realizado desde 2010 e tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que apresentam bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar, assim, o idioma. Mais de 500 alunos já participaram do programa.

A maioria dos participantes de edições anteriores do programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares. Também atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e espanhol são imprescindíveis para ingresso.

Em 2018, as 130 vagas de intercâmbio para alunos dos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) foram distribuídas em: 40 bolsas na modalidade High School, com idade entre 15 e 16 anos; 80 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês, para maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e dez bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol, para maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) com o objetivo de oportunizar aos estudantes da rede pública estadual de ensino o aprofundamento dos estudos em outro idioma – Inglês ou Espanhol, para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

Atualmente há unidades na Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), bem como em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus e Colatina. São mais de 6.300 alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino são atendidos.

Siga, Curta e Compartilhe:
error