Agricultores de Guaçuí recebem visitas técnicas da Secretaria de Agricultura do município

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semag) de Guaçuí está realizando serviços que visam o aprimoramento de tecnologias que tragam maior produtividade e qualidade na produção agrícola do município. As equipes da Semag estão visitando as comunidades para levar informação e formação, principalmente, para os agricultores.

Uma das equipes técnicas da Secretaria está fazendo atendimento direto aos produtores rurais para a realização da análise de solo, visando a correção do mesmo, para que calagem e adubação sejam feitas de forma correta. Assim, o produtor não desperdiça recursos para a nutrição das lavouras e consegue melhores resultados na produção.

O projeto começou pelo distrito de São Miguel do Caparaó, com os produtores de banana e também de café. “Fizemos uma reunião com os produtores para apresentarmos o projeto da análise de solo que vai ser oferecido pelo município”, explica o secretário municipal de Agricultura, Edielson de Souza Rodrigues. “A Prefeitura também irá oferecer o transporte do calcário, para os produtores”, completa.

Além da análise de solo, outra equipe da Semag está fazendo visitas às agroindústrias da zona rural, para verificar e orientar sobre o manejo dos produtos que são comercializados pelos agricultores. As primeiras visitas aconteceram em empreendimentos do distrito de São Tiago (Frigorífico do Frango e Queijaria do Tão) e de São Felipe (Gravel). “O trabalho será intensificado durante todo o ano, visando a melhoria dos produtos e orientação aos produtores”, afirma Edielson.

O que é a análise de solo?

A análise de solo é a retirada de uma amostra do solo que se quer analisar, com o objetivo de saber quais as suas propriedades físico-químicas, como o Ph, a quantidade de matéria orgânica, NPK, e outras. Com esta análise, é possível saber qual a quantidade de cada nutriente presente em determinada área. Com essa informação sobre as características do solo, fica mais fácil saber quanto de calcário e adubo aplicar e em que lugar, garantindo a uniformidade nutricional do solo.

Siga, Curta e Compartilhe: