Agricultores de Alegre e Jerônimo Monteiro recebem curso de derivados de cacau

Foto: Divulgação.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) realizaram um curso de derivados de cacau na propriedade do agricultor Inavil de Azevedo, em Araraí, em Alegre. Participaram do curso agricultores e agricultoras do município e Jerônimo Monteiro, parte destes agricultores tem produção de cacau em suas propriedades.

No curso, o técnico agrícola da Ceplac, Álvaro Cândido da Silva, falou sobre o histórico do uso do cacau como fonte de renda e boas práticas de fabricação. Os participantes também puderam aprender a aproveitar todo o fruto de cacau e transformar a matéria-prima. 

Foram produzidos 26 tipos de produtos como: geleias, doces, licores, amêndoas caramelizadas, chocolate em pó, barra de cacau, chocolate amargo, nibs de cacau, entre outros.

Para a Economista Doméstica Aline Chaves Pereira o curso foi muito importante para o município que tem produção de cacau e alguns dos agricultores já comercializam alguns produtos. 

“Este curso deu a oportunidade aos agricultores e agricultoras em aprimorar e diversificar a sua produção e, assim, agregar valor ao produto. Estamos com mais dois cursos de cacau agendados para este ano, esta parceria com a Ceplac é fundamental para fomentar a produção da amêndoa em nosso município”, disse Aline.

Siga, Curta e Compartilhe:
error