Ações alusivas ao Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza são iniciadas em Guaçuí

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí iniciou as ações ligadas às comemorações ao Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza, ambos comemorados no próximo dia 21 de setembro. Entre estas ações, estão palestras nas escolas do município, dando início às atividades didáticas alusivas à data e prosseguimento ao projeto de educação ambiental promovido pela administração municipal.

As palestras começaram na segunda-feira (16), na Escola Municipal Eugênio de Souza Paixão, ministrada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, a 90 alunos com idade entre 9 e 12 anos. Ele falou sobre a importância da preservação do meio ambiente, ressaltando os cuidados que devemos ter com a água e com o verde, o que afeta de forma direta a qualidade de vida no planeta.

Martins explicou aos alunos que as árvores exercem diversos papéis ecológicos. “As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar, por intermédio da evapotranspiração, e também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem”, destacou.

Ele colocou, ainda, que essas espécies ajudam a diminuir a temperatura do ambiente, fornecendo sombra, além do papel econômico. “É por meio delas que conseguimos madeira para a construção de móveis e de casas e também adquirimos a celulose, fundamental na fabricação de papel, lembrando que existem espécies que apresentam compostos que podem ser usados na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos”, completou. Ao final do encontro, uma muda de ipê-amarelo foi doada aos alunos para o plantio no pátio da escola.

Dia Mundial da Limpeza

Ainda na palestra, Roberto Martins falou sobre a importância do descarte correto do lixo e a importância de celebrarmos o Dia Mundial da Limpeza, onde milhões de pessoas, em 158 países e também aqui no Brasil, vão realizar mutirões para limpar os lugares onde moram e chamar a atenção para o problema do descarte irregular de lixo. A ação também serve para enaltecer a reciclagem que é um processo que consiste na transformação de materiais usados em produtos novos que são reinseridos na cadeia de consumo, sem a necessidade de extrair mais recursos naturais. “A reciclagem é uma ação que contribui significativamente para a preservação ambiental e para a redução do lixo gerado pelo ser humano”, enfatizou Martins.

Siga, Curta e Compartilhe:
error