Você está aqui: Principal Cidades Cidades do Caparaó realizam ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Polícia

Ao Vivo

Ao Vivo
Ouça ao vivo
Ou sintonize
WinampWindows Media PlayerReal PlayerQuick Time

App 90.5 FM

Baixe nosso app para Iphone Baixe nosso app para Android

Cidades do Caparaó realizam ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Várias cidades do Caparaó realizaram na manhã desta sexta-feira (18), ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em Guaçuí, o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar de Guaçuí realizaram na manhã desta sexta-feira (18), o dia “Faça bonito”, que começou com uma passeata pela Avenida Marechal Floriano e instalou estandes e cartazes da campanha de combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes na Praça João Acacinho.

Os dois órgãos contaram com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – também ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, como o Creas –, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, Terceira Idade Alegria de Viver e Apae, além da participação de todas as escolas do município.

Os estandes vão permanecer na Praça João Acacinho até as 17 horas desta sexta e marcam o início da campanha de combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes, com o objetivo de chamar atenção para o problema que afeta a sociedade de todo o Brasil e também de Guaçuí.

De acordo com a assistente social do Creas, Ivane Mendonça, este ano, 11 casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes foram denunciados no município, um número alarmante para a cidade. Segundo Ivane, as ações vão continuar nas próximas semanas com uma campanha nas escolas. “Levaremos teatro e informações para as crianças nas escolas do nosso município”, disse  a assistente social.

Para a coordenadora do Creas de Guaçuí e assistente social, Roberta de Paula Marques, a ação realizada é muito importante. “Fizemos a ação para mobilizar as pessoas, pois o índice de abuso e violência sexual de crianças e adolescentes cresceu muito na cidade. As pessoas não podem ficar omissas e precisam denunciar”, enfatizou.

Roberta explicou que o Creas fica localizado na Avenida Espírito Santo, nº 478, em frente à Secretaria de Saúde.

Já a presidente do Conselho Tutelar de Guaçuí, Maria Emília Costa ressaltou a importância das pessoas ligarem para o disk 100, 181 ou o número de plantão do Conselho Tutelar: (28) 9.999-7208. “A denúncia é anônima e nós do Conselho Tutelar daremos o encaminhamento que criança ou o adolescente precisam”, destacou.

Outras cidades

Em Divino de São Lourenço, também foi realizada uma atividade na praça da cidade. De acordo com a secretária de assistência social, Gerusa Nery Miranda, na próxima semana, acontecerão outras ações nas escolas.

Já em Dores do Rio Preto lembrou da data, mas a secretária de assistência social, Alessandra da Paz, disse que do dia 23 a 28 de maio serão realizadas atividades nas escolas municipais e estaduais.

Por que realizar ações no dia 18 de maio?

No dia 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, a menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, foi sequestrada, violentada e assassinada. Em 2000, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Vale ressaltar que qualquer denúncia de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes pode ser feita pelo Disk 100 ou 181. A pessoa não precisa se identificar.

 Foto: Divulgação PMG

 

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308