Você está aqui: Principal Regional

Vereadores falam sobre a falta de equipamentos e materiais nas Unidades Básicas de Saúde de Guaçuí

Entre os assuntos debatidos na reunião da Câmara de Guaçuí realizada na noite desta segunda-feira (23), os vereadores falaram a respeito da atual situação das Unidades Básicas de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF). Segundo alguns dos vereadores, na maioria das unidades faltam equipamentos para médicos e dentistas trabalharem e materiais básicos como computadores, caneta e papel higiênico.

Segundo o vereador Valmir Santiago, as Unidades de Saúde do município estão um caos. Ao usar a tribuna da Câmara, o vereador apresentou uma lista de equipamentos e materiais que faltam nos chamados postinhos. “No bairro Vale do Sol faltam pia, tanque, balança, filtro, computador para trabalhar e lixeira”, relatou o vereador. De acordo com ele, até pacote com lixo contaminado é possível encontrar na Unidade de Saúde. “Também faltam aparelho de pressão, papel higiênico e pó de café”, disse.

De acordo com Valmir, o mesmo acontece nas Unidades de Saúde dos bairros Antônio Francisco Moreira e Balança. “Tem Unidade que falta cadeira para o dentista trabalhar. Acho até que tem que fechar tudo. Pela lista que está aqui são pequenas necessidades. Ninguém está pedindo muito. No ano passado não tinha orçamento. Este ano tem e não se resolvem essas pequenas questões”, ressaltou.

O presidente da Câmara Paulo Henrique Couzi Rosa (Paulinho do Vitalino) disse que visitou os postos de saúde e que já pediu que arrumassem os equipamentos como ar condicionado e ventiladores. Segundo Paulinho, o mais importante como papel higiênico, açúcar e até pó de café não tem. “Tem quase um ano que nós vereadores estamos pedindo que resolvam essas questões. No entanto, a culpa não é do secretário de saúde. Segundo ele, tudo aqui já está para licitar. Temos que dar uma olhada onde estão esses processos, porque no ano passado nós antecipamos a votação para que fosse feita a licitação e este ano não tivesse esse tipo de problema”, enfatizou.

Paulinho enfatizou ainda que não adianta cobrarem dos responsáveis pelas Unidades de Saúde. “Eu ando pelos PSF’s e este levantamento fui eu quem fiz. Isso que está aqui é uma verdade. Há algum tempo pedi para arrumar o ventilador do bairro Vale do Sol e fui informado que o serviço tinha sido feito, depois descobri que o ventilador estava do mesmo jeito”, afirmou Paulinho.

O presidente da Câmara sugeriu que fosse encaminhado um ofício para que os responsáveis olhem mais pelas Unidades Básicas de Saúde. “Andam falando que os postinhos não funcionam. Eles funcionam sim, mas como você vai trabalhar se falta uma caneta? Dê condições de trabalho, se não der, não tem jeito”, disse.

Outro vereador que também falou sobre o assunto foi Wanderley de Moraes. “O PSF tem que funcionar. Desde o agente comunitário até o coordenador. Ano passado já foi votado aqui para que não tivessem problemas com a licitação. Estamos no mês 4 e nada”, lembrou.

De acordo com o vereador Valmir, até no distrito de São Tiago há as mesmas reclamações de falta de materiais e equipamentos. “Fui a São Tiago e a reclamação é a mesma. Até então essas cadeiras de dentistas não estão sendo reformadas por causa de uma licitação. A gente tem que vir à tribuna falar que isso é uma vergonha. Temos que cobrar para que sejam tomadas as medidas necessárias e as coisas possam andar da maneira correta”, ressaltou.

O vereador José Luiz Pirovani lembrou a votação feita no ano passado para a reestruturação dos PSF’s. “Precisamos que os PSF’s funcionem. Algumas pessoas acharam que eu estava criticando os funcionários que ali trabalham. Tivemos uma questão em São Tiago, da situação de um profissional de lá. O vereador Paulinho também veio e fez a cobrança. Precisamos que olhem mais pelos Programas Saúde da  Família porque são os locais que a população procura para ser atendida e que tenham os materiais necessários para esse atendimento. Vamos cobrar do secretário e superintendente que sejam resolvidos essas questões”, finalizou.

Foto: Divulgação

 

 

 

 

  • Escrito por Jornalismo 90.5 FM
  • Acessos: 116

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308