Você está aqui: Principal Geral Projeto que beneficia agricultor familiar no entorno dos parques nacionais é aprovado na Comissão de Agricultura

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Polícia

Ao Vivo

Ao Vivo
Ouça ao vivo
Ou sintonize
WinampWindows Media PlayerReal PlayerQuick Time

App 90.5 FM

Baixe nosso app para Iphone Baixe nosso app para Android

Projeto que beneficia agricultor familiar no entorno dos parques nacionais é aprovado na Comissão de Agricultura

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) - aprovou uma política especial prevista no Projeto de Lei 3415/15, proposta pelo deputado federal Evair de Melo (PP-ES), voltada às comunidades localizadas no entorno de unidades de conservação de proteção integral, como os parques nacionais.

De acordo com o texto do Projeto de Lei, estão previstas ações de crédito; infraestrutura e serviços; pesquisa; cooperativismo e associativismo; serviços rurais associados ao turismo e à agroindustrialização; assistência técnica e extensão rural; educação; e capacitação e profissionalização.

Além disso, a proposta cria um Conselho para gerir essas ações e um fundo para lhe dar suporte financeiro e define quem serão os favorecidos. Entre eles, estão os agricultores familiares, pescadores, comunidades rurais pertencentes a indígenas e a quilombolas, extrativistas, silvicultores, entre outros povos e comunidades.

Para o parlamentar, o ponto chave de seu projeto é promover o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades, além de contribuir com os parques nacionais. “Essa proposta compensará os prejuízos sofridos por essas populações em função da criação dessas áreas e, ao mesmo tempo, fomentará o turismo e preservação dos parques nacionais”.

Com a aprovação da Comissão de Agricultura, a proposta ainda será analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Agricultura

O relator do PL 3415/15 na Comissão de Agricultura, deputado Remídio Monai (PR-RR), retirou do texto as emendas apresentadas na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para o parlamentar, elas restringiam a efetividade da lei, por limitar os beneficiários e as atividades da política.

Uma das emendas apresentadas na Comissão de Meio Ambiente limitava o apoio da política nacional às agroindústrias que apresentem baixo impacto socioambiental. Outras favoreciam apenas a produtores familiares que utilizem práticas tradicionais, além de silvicultores e aquicultores que cultivem espécies nativas.

Com informações da Câmara Notícias

Foto: Divulgação

 

 

 

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308