Você está aqui: Principal Geral Inverno começa com muitas nuvens e chuva no Espírito Santo

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Polícia

Ao Vivo

Ao Vivo
Ouça ao vivo
Ou sintonize
WinampWindows Media PlayerReal PlayerQuick Time

App 90.5 FM

Baixe nosso app para Iphone Baixe nosso app para Android

Inverno começa com muitas nuvens e chuva no Espírito Santo

A estação mais fria do ano começou na madrugada desta quarta-feira (21), dia que marca o início do inverno. As nuvens que avançam do mar provocam chuva em alguns momentos em quase todo o Estado (com exceção do Oeste) e as temperaturas máximas devem cair. Neste dia, as temperaturas variam entre 7,0 e 24,0 °C na região Serrana e entre 14,0 e 29,0 °C nas demais regiões. É o que avalia a equipe de Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O tempo segue nublado e chuvoso na quinta-feira (22), com exceção no trecho entre o Caparaó e o Sul da região Noroeste, onde o sol aparece entre muitas nuvens. Nestes dias, o vento predominante sopra de quadrante sul, o que potencializa a sensação térmica de frio no Estado. As temperaturas variam entre 6,0 e 23,0 °C na região Serrana e entre 14,0 e 28,0 °C nas demais regiões.

Mais sobre a estação

Na Região Sudeste do Brasil, o inverno se caracteriza pelas temperaturas amenas e diminuição nos índices pluviométricos, com noites mais longas que os dias. No Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais secos e frios do ano.

O principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano. Estes sistemas provocam a diminuição das temperaturas com a sua passagem. Outra característica da estação são as constantes inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, principalmente na Região Serrana, que costumam acontecer entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa do ar elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, quase sem vento.

No período da tarde, a umidade relativa tende a diminuir longe do litoral, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 20%). Os baixos valores de umidade relativa são prejudiciais à saúde e, associados ao baixo índice pluviométrico da estação, favorecem a ocorrência de incêndios. A média acumulada de precipitação para a estação fica, em média, abaixo dos 100 mm na região oeste, entre 200 e 300 mm no sudeste e entre 100 e 200 mm nas demais regiões.

As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24,0 ºC na Região Serrana e dos 27,0 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 13,0 ºC na região serrana e dos 17,0 ºC nas demais regiões.

 

fonte: INCAPER

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308